Segundo (FIGUEIRA, 1995) desde 1910, que os anarquistas apartir de estudos desenvolveram uma intensa reflexão sobre os usos do cinema, como um instrumento a serviço da educação do homem, do povo e da transformação social. Essa transformação social deve acontecer desde a formação do professor, que por sua vez deve considerar os saberes do aluno. Segundo Tardif (2002), o saber é um saber plural, oriundo da formação profissional; de saberes disciplinares, curriculares e experienciais.
Produtores e diretores do cinema desde o inicio da criação deste, o consideravam uma poderosa ferramenta para a instrução, reflexões humanas e educação.
O cinema, se ultilizado como mídia educativa, possui grande potencial pedagógico uma vez que é muito mais fácil, para uma criança,ou adultos , absorver informações advindas de estímulos audiovisuais. O filme auxilia no rompimento do modelo tradicional de aula baseada apenas na explanação, este pode servir tanto para expor conteúdos quanto para ilustrar conceitos e demonstrar experiências.

Trazer o cinema para dentro da sala de aula é muito estimulante, motivador. Os alunos compartilham momentos de experiências, além do que eleva a reflexão e a oralidade. Eu goosto muito de passar filmes na minha sala, pois sustentam melhor o que foi trabalhado no conteúdo.
ResponderExcluirPor: Fátima Nascimento.