Introdução do cinema no Brasil.

No  livro de Silva Nobre, Pequena história do cinema brasileiro, o autor coloca que ainda não foi escrita uma historia desta cinematografia e   que este livro tambem não   pretendia tal fim. A estrutura geral do livro
é uma série cronológica  que apenas lista  nomes de personalidades e títulos de filmes.
Apesar de não haver claramente uma historia descrita do cinema brasileira sabe-se  que  em 1896,
sete anos depois do surgimento deste na França , realiza-se no Rio de Janeiro a primeira sessão de cinema no país. Um ano depois, Paschoal Segreto e José Roberto Cunha Salles inauguram, na rua do Ouvidor, uma sala permanente.
Durante os dez anos iniciais, o cinema brasileiro enfrentou grandes problemas para realizar a exibição de fitas estrangeiras e a fabricação artesanal de filmes, devido à precariedade no fornecimento de energia elétrica no Rio de Janeiro. A partir de 1907, com a inauguração da usina hidrelétrica de Ribeirão das Lages, o mercado cinematográfico se alargo. Aproximadamente  uma dezena de salas de exibição são abertas no Rio de Janeiro e em São Paulo, e a comercialização de filmes estrangeiros acompanha uma promissora produção nacional. Que vigora nos dias atuais,  e que nos presenteia com maravilhosos filmes.
 O que você acha dos filmes brasileiros?

Postado por: Valdiria  Andrade